fatos surpreendentes e desnecessários


Terceira carta a Júlia (Quando Hamilton explica o silêncio de um jeito desconexo)

Posted in eu escrevo por camilak em outubro 21, 2008

Júlia, hoje eu não quis descer do ônibus. A história do livro estava boa, e isso já seria o bastante. Mas isso somado ao silêncio de diálogos desimportantes, fragmentos de falas dos passageiros, me pareceu tão convidativo que poderia me deixar ficar. Era um silêncio ruidoso bom, daqueles que fazem desaparecer o medo da solidão e não despertam para o mundo. Barulhinho de tevê pra dormir.

É claro que o argumento de força do salário no final do mês me obrigou a ser medroso mais uma vez e a fingir que a vontade não era minha, era da senhorinha vestida toda da mesma cor ao meu lado. Não sei, Júlia, se senhorinhas monocromáticas decidem simplesmente não ir um dia. Imagino que depois de um tempo o silêncio é habitado por mortos, memórias, perdas, e as velhinhas querem mesmo é ver outras senhorinhas para ter certeza de que compartilham da mesma vida, plena de receitas de doce e de médicos, não esta povoada de souvenires desbotados e vontade de não ir.

Mas, voltando ao momento exato em que não quis descer: como sempre, pensei em você. E é estranho que hoje a perspectiva de vê-la no dia não atiçou vontade alguma além de ficar pensando em você. Inércia de pensamento e só, sem presença.

Refleti, então, algo perto disto aqui: às vezes meus pensamentos sobre você são melhores do que os nossos encontros. Eu sonho você bem demais. No mundo real, nossos silêncios não apaziguam, são recheados de promessas, desejos, histórias, palavras não-ditas e fugas de olhar… De tudo o que não é clareza. Do contrário da paz…

Hoje, Júlia, eu queria não ter descido nunca mais.

Deixe um comentário

